ATIVIDADES E PROJETOS

PROJETOS

Na Panda Escola de Educação Infantil os temas da realidade são trabalhados desde cedo com a criança, com o objetivo de despertar em cada criança suas potencialidades, de forma particular e única.

ATIVIDADES

  • Musicalização
  • Ballet
  • Inglês
  • Aula de Tablet
  • Psicomotricidade
  • Judô

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Desde os primeiros anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e visitando exposições. Da mesma forma, nas aulas de Música, aprendem a ouvir e a cantar músicas de diferentes épocas e estilos, além de explorar sons e instrumentos, desenvolvendo sua musicalidade.

Existem muitas possibilidades de buscar as contribuições da música no desenvolvimento da criança, uma vez que ela se faz presente em suas vidas antes de sua alfabetização. A relação com a música, às vezes, já se inicia no ventre materno e segue no decorrer da sua infância.

Nas brincadeiras infantis, as crianças usam a música como forma de expressão e também para estabelecer regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagem. Esses exemplos dão um breve panorama da importância da música na educação infantil, seja ela escolar ou na família. Entender mais sobre a importância da música e seus benefícios na educação infantil é o objeto central deste estudo, pois o desejo de realizar uma investigação com este foco surge das diversas experiências que tive como educador em projetos de educação não formal, nos quais presenciei situações em que o uso da música se dava apenas para reproduzir práticas, que muitas vezes já conheciam,

BALLET

Dançar não só é divertido como também é favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças. Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e mais esforçada.

O Ballet clássico é uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas. O Ballet favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. Conheça mais sobre os benefícios do Ballet clássico para as crianças.

O ballet clássico consiste em unir a técnica, a musica e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Exige disciplina, boa postura e ritmo.

Exige disciplina, boa postura e ritmo. Com o ballet, as crianças podem desfrutar de muitos benefícios como:

  • melhora da coordenação motora;
  • aumenta a concentração;
  • noções de espaço e de localização;
  • aumenta a flexibilidade;
  • mais resistência corporal;
  • corrige e melhora a postura;
  • estimula o desenvolvimento intelectual;
  • ajuda a expressão e memória;
  • aumenta a auto-estima;
  • ajuda a fazer amigos;
  • melhora o equilíbrio e reflexos;

JUDÔ

O judô é importante para o desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral nas crianças, onde se aprofunda na relação interpessoal entre o aluno e professor. O esporte nessa faixa etária é pouco trabalhado em escolas e, quando trabalhado, na maioria das vezes, é como atividades extracurriculares, onde nem todas as crianças participam. Para a sociedade, os esportes de combate na educação infantil não exploram o lúdico e sim influenciam a violência, mas, para os educadores e estudiosos nessa área, eles auxiliam na formação cognitiva, afetiva e motora das crianças, além de promoverem a interação entre elas.

O principal conceito abordado foi o próprio significado da palavra Judô, o qual em japonês, JU, significa Caminho e DÔ, Suave. (Caminho Suave). Assim formulamos uma idéia de esporte saudável, sem incitação à violência e que, no entanto pode ser praticado não apenas por crianças, mas por qualquer outra faixa etária.

O presente trabalho será realizado através da observação e questionários aos alunos, pelo método qualitativo. A importância desse estudo a que se propõe é promover o bem comum pela transformação do individuo ao meio em que ele está inserido, e que se pode adquirir qualidades mais favoráveis à vida do homem, sob três aspectos: 1- Condicionamento físico; 2- Espírito de Luta e 3- Atitude moral autêntica.

EDUCAÇÃO FÍSICA

A atividade física é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento e bem estar da criança, mantendo-a saudável e bem disposta, juntamente com uma boa alimentação. A aula de Educação Física é o momento em que a criança se diverte através de atividades lúdicas em que é estimulada a utilizar suas habilidades físicas.

INGLÊS

Com as fronteiras linguísticas desaparecendo a cada dia pela facilidade de se conectar a outras culturas, o domínio do inglês se torna mais e mais fundamental. Por isso, investir para que as crianças aprendam outro idioma significa garantir a possibilidade de expandir seu universo, conhecer, participar e dar novos contornos à própria realidade, transitar com naturalidade em um mundo permeado por diversidade e para refletir sobre o mundo em que se vive e agir criticamente.

O contato com o inglês desde a Educação Infantil propicia uma aprendizagem mais efetiva do idioma, bem como o desenvolvimento de um relacionamento natural com seu vocabulário e estruturas, de modo que não desapareçam com o tempo. Além disso, a criança que aprende outros idiomas encontra-se mais aberta a novos horizontes e ao conhecimento de novas culturas.